Santa Ana e São Joaquim…PAIS de Maria, AVÓS de Jesus… 26 de julho

O culto de santa Ana e de são Joaquim é antiqüíssimo, sobretudo entre os Orientais, como o revelam são Gregório Nisseno e santo Epifânio, os hinos gregos e as homilias dos Santos Padres, que louvam extraordinariamente a bem-aventurada mãe da Virgem Maria. Justiniano mandou construir em Constantinopla uma igreja em honra de Santa Ana – isto em 550. Em 636, ano da tomada de Jerusalém pelos muçulmanos, existia já, em honra da mãe de Maria Santíssima, uma basílica, hoje esplendidamente restaurada, junto da piscina probática, basílica em cuja área a tradição estabelece o lugar do nascimento da Mãe de Deus. Consta de três naves esplêndidas, que terminam em ábside. No altar-mor há uma estátua preciosa de Santa Ana ensinando a Sagrada Escritura à Filha, recordação que inspirou muitos artistas, por exemplo, o imortal Murillo.
No Ocidente, o culto de santa Ana não é anterior ao século VIII.  A festa litúrgica de santa Ana começa a aparecer, por aqui e por acolá, em pleno decurso da Idade Média. Entra definitivamente no Missal Romano em 1584, no tempo de Gregório XIII.
O nome de Ana é em hebraico Hannah ou Joana, e exprime graça. Joaquim equivale a «Javé prepara ou fortalece». Ambos os nomes indicam, portanto, a sua missão divina: preparar em Israel a realização das promessas messiânicas, sendo eles os imediatos progenitores da Mãe do Salvador.
Pouco nos consta da vida externa destes dois santos esposos. Basta-nos saber que foram pai e mãe da «cheia de graça, a bendita acima de todas as mulheres e a mãe de Jesus». Sabemos que no seio de Ana germinou a plenitude da graça; que nas suas entranhas se realizou o mistério da Imaculada Conceição.
Os dois anciãos tinham por muito tempo suplicado ao Senhor uma bênção; e afinal veio a ser-lhes concedida em abundância. Todos os anelos, todos os suspiros apaixonados dos antigos patriarcas se tinham condensado neles, e neles se condensou também a realização de todas as promessas de Deus, ao fazê-los pai e mãe de Maria. Eles foram a haste donde brotou a flor que havia de produzir o fruto bendito, que é Jesus, o Salvador. É isto o que sabemos de santa Ana e são Joaquim. Basta e sobra para a nossa devoção e o nosso reconhecimento. Grandes tiveram de ser aqueles corações e muito santos, para Deus os escolher como pais da Virgem Imaculada, Mãe de Deus.

About these ads

15 Respostas to “Santa Ana e São Joaquim…PAIS de Maria, AVÓS de Jesus… 26 de julho”

  1. Tatiana Pithon Says:

    Achei interessante esse comentario sobre os avòs de Jesus. Só gostaria de saber se encontra na Bíblia.
    E onde está.
    GRata

    • noeme Says:

      Encontrados 48 registros para: Joaquim
      E NENHUM DELES, FALA DESSA HISTÓRIA DE AVÔ DE JESUS.

      (Números 26,12)

      Filhos de Simeão, classificados por famílias: de Namuel, a família dos namuelitas; de Jamim, a família dos jaminitas; de Joaquim, a família dos joaquinitas;
      [Leia mais...]
      (II Reis 23,34)

      O faraó Necao estabeleceu Eliacim, filho de Josias, no trono, em lugar de seu pai Josias, e mudou-lhe o nome para Joaquim. Quanto a Joacaz, foi levado para o Egito, onde morreu.
      [Leia mais...]
      (II Reis 23,35)

      Joaquim deu ao faraó a prata e o ouro exigidos, mas, para fornecer o peso estipulado, exigiu-o do povo, fixando a quantia que cada um devia pagar, e levantou essa contribuição de ouro e de prata para dar ao faraó Necao.
      [Leia mais...]
      (II Reis 23,36)

      Joaquim tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar. Seu reino durou onze anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Zebida, filha de Fadaías, natural de Ruma.
      [Leia mais...]
      (II Reis 24,1)

      Durante o reinado de Joaquim, Nabucodonosor, rei de Babilônia, subiu contra Joaquim, que se tornou seu vassalo por três anos. Depois revoltou-se contra ele.
      [Leia mais...]
      (II Reis 24,5)

      O resto da história de Joaquim, seus atos e grandes feitos, tudo se acha consignado no livro das Crônicas dos reis de Judá.
      [Leia mais...]
      (II Reis 24,6)

      Joaquim adormeceu com seus pais e seu filho Joaquin sucedeu-lhe no trono.
      [Leia mais...]
      (I Crônicas 3,15)

      Filhos de Josias: o mais velho, Joanã, o segundo, Joaquim, o terceiro, Sedecias, o quarto, Selum.
      [Leia mais...]
      (I Crônicas 3,16)

      Filhos de Joaquim: Jeconias, seu filho, Sedecias, seu filho.
      [Leia mais...]
      (I Crônicas 4,21)

      Filhos de Sela, filho de Judá: Her, pai de Leca, Laada, pai de Maresa, e as famílias da casa onde se fabricava linho fino, casa de Aschbea e Joaquim,
      [Leia mais...]
      (I Crônicas 9,10)

      (10-13) Entre os sacerdotes: Jedaia, Joiarib, Joaquim, Azarias, filho de Helcias, filho de Mosolão, filho de Sadoc, filho de Maraiot, filho de Aquitob, chefe da casa de Deus; Adaías, filho de Jeroão, filho de Fassur, filho de Melquias; Maasai, filho de Adiel, filho de Jezra, filho de Mosolão, filho de Mosolamit, filho de Emer. Eles e seus irmãos, chefes de suas casas patriarcais, perfaziam um total de 1.760 homens valorosos, ocupados no serviço da casa de Deus.
      [Leia mais...]
      (II Crônicas 36,4)

      Em seguida, pôs no trono de Jerusalém o irmão de Joacaz, Eliacim, de quem mudou o nome para Joaquim. Quanto ao seu irmão Joacaz, Necao o mandou para o Egito.
      [Leia mais...]
      (II Crônicas 36,5)

      Joaquim tinha a idade de vinte e cinco anos quando foi elevado ao trono; reinou onze anos em Jerusalém. Fez o mal aos olhos do Senhor seu Deus.
      [Leia mais...]
      (II Crônicas 36,8)

      Os outros atos de Joaquim, suas abominações, tudo o de que ele se tornou culpado, está relatado nos livros dos reis de Judá e de Israel. Seu filho Joaquin sucedeu-o no trono.
      [Leia mais...]
      (Neemias 12,10)

      Josué gerou Joaquim, Joaquim gerou Eliasib, Eliasib gerou Joiada,

      • Cândido Says:

        Não existe na Bíblia nenhum registro de que Ana e Joaquim fossem pais de Maria mãe de Jesus, então a história é duvidosa, sobre Joaquim,. foi o único rei aposentado na Biblia.

    • edvaldo Says:

      Santa Idolatria!!!

      • edvaldo Says:

        Só existe um intercessor entre Deus e os homens, Cristo Jesus! 1TM, 2;5. Isto sim está na bíblia sacrada e não necessita interpretação: é uma afirmação. O resto é idolatria, tradição acima da lei.

  2. KEILTON FERNANDO - SE Says:

    gostaria do hino de são joquim cifrado. vc poderia me ajudar?

    estamos realizando a festa dele.

    fica com Deus!

    • getulivan perfeito de sousa Says:

      é sant’ana e sao joaquim
      os padroeiros desse lugar
      a fé em ti dignifica a alma
      a tua filha agora vamos cantar
      avé maria, filha única do casal
      abrigai-nos em vossos corações
      atendendo os pedidos de paz
      é sant’ana e sao j o a q u i m
      q u e r o a g o r a a t i s u p l i c a r
      intercedes ao Deus criador
      s e j a f e c u n d a a s m u l h e r e s d o l u g a r

  3. Manassés Alves da Silva Says:

    Ando em pesquisa e ainda não encontrei, pois procuro os Sobrenomes de: Maria e José, pais de Jesus Cristo, ou ainda dos antecedentes, Agradeço a atenção e fico rogando a Deus o discernimento

  4. cristiane Says:

    gostaria que mandase um hino muito bonito de santa ana para podemos cantar no dia 26julho (dia de santa ana) muito obrigado que Deus abençoi

  5. sabrina Says:

    gostei um pouco desta resposta mas me ajudou na minha catequese…
    obrigada….!

  6. josenilde maria ramos Says:

    ha gostaria de saber sobre os capitolos ,quais são com mais clareza sobre os avos de jesus.

  7. Geraldo (GEN) 54a Says:

    Oh! Santa Ana e São Joaquim! Grato, por eu ser avô! Peço-Vos, que eu seja feliz,com meu neto! Sempre! Assim Seja! Amém!

  8. Vera de Almeida Says:

    Sou devota. De santa Ana. Sou avó e pessoas proteção sabedoria a minha santa de devoção.

  9. Joaquim Caldas Says:

    Meu nome de registro é Joaquim,inconscientemente,sempre tive inspiração para pintar a imagem de cristo,santíssima Trin dade e escrever peça de teatro infantil,como a paixão de cristo.Agora,tenho 59 anos,E pela primeira vez tomo conhecimento da história dos avós de Jesus, parte de mãe.Muito impressionante.Estou maravilhado,muito grato!


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 105 outros seguidores

%d bloggers like this: