Mensagem do dia – Amar a Natureza é uma forma vigorosa de amar a Deus.

Tenha um contato mais íntimo com a Natureza.

Nessa intimidade, você sente a beleza da vida que nela palpita.
Descobre uma sabedoria infinita e um grande amor
regendo as suas manifestações.

Pensando um pouco, você conclui que aquela vida é a mesma que há
em você. Busque amar essa vida. Ela é Deus atuando na Natureza
e em você. Renda graças a esse Deus maravilhoso.

Amar a Natureza é uma forma vigorosa de amar a Deus.

Lourival Lopes

BOM DIA/01/06

Criticar os outros é algo muito perigoso, nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito.
Minuto de Sabedoria

Geléia de pêssego

Me aventurando, com mochila às costas, pelas montanhas de um pequeno país ao sul da África, eu carregava comigo alguns alimentos para o caso de não encontrar algo para comer. Eu sempre tinha algumas latas de espaguete, biscoitos, pasta de amendoim, e geléia.

Eu passava por um mercadinho certo dia e percebi um vidro de geléia de pêssego na prateleira. Eu já tinha visto algumas geléias em algumas lojas, até de morango. Mas de pêssego, a minha favorita, era a primeira vez que eu tinha visto. Agarrei-a, imediatamente.

Nos dias seguintes, quando eu sentia a necessidade de um pequeno deleite, eu removia a tampa com muito cuidado e colocava um pouco sobre um biscoito. Mmm, delicioso. Eu não dividia com ninguém. Sentava-me em segurança em algum canto e me deliciava.

Um tarde fria e nublada, eu esperava por um ônibus local, tremendo de frio e parecia que o ônibus nunca chegaria.

Começou a cair uma fina chuva e muito rapidamente a garoa se transformou em um aguaceiro. Todos a minha volta procuraram abrigo. Eu, por minha vez, encontrei abrigo sob uma espécie de varanda em um frágil barraco feito de bambu. Eu estava encharcado e procurei por alguma roupa seca em minha mochila.

Em minha desesperada afobação para evitar um maior desconforto, me esqueci que o frasco de geléia de pêssego estava enterrado em minha roupa. Um arranco forte e minha preciosidade foi ao chão, despedaçando-se.

Fiquei um tempo olhando entristecido para a lama, para aquilo em que se transformou minha geléia, lamentando minha perda. Foi quando observei aproximar-se uma velhinha. Olhou para mim, para a geléia e de volta para mim. Sem hesitar mais, ajoelhou-se e apanhou o que sobrou do frasco.

Ainda inclinada, meteu dois dedos no frasco, puxou a geléia pra fora e colocou na boca. Com cuidado, como com espinhos de peixes, cuspiu fora os gagos de vidro e chupou seu dedo, e repetiu tudo até extrair a última gota. Estudou bem o frasco quebrado até ter certeza que não havia mais nada.

Eu peguei minha mochila e, silenciosamente, lhe ofereci minhas latas de espaguete e meus biscoitos. Ela aceitou imediatamente. Entretanto, antes que eu pudesse lhe dar a manteiga de amendoim, ela correu apressada e eu fiquei prestando atenção enquanto ela se dirigiu até seu faminto neto na entrada do miserável barraco.

Quando o ônibus chegou, enquanto eu corria até ele, olhei para trás e ainda pude ver a criança limpando a boca.

E eu descobri que geléia de pêssego nunca mais teria o mesmo sabor.

SergioBarros

Ponha um limite às quedas…

Ponha um limite às quedas, às negatividades, às tristezas.

Quando um assunto angustioso apertar-lhe o coração, procure as idéias elevadas.

Reaja.

Não deixe ir adiante o que o leva para baixo.

O que não pode ter limites é o seu trabalho de crescimento e ascensão, com  a busca de mais capacidade e o uso do seu supremo  poder de alegrar, conciliar e amar.

O mal que você deixa sem limites impede a subida, a sua luz.  Ele aumenta as barreiras e as infelicidades.

Não caia no poço.

Em toda queda há um grito da consciência pedindo subida.

Lourival Lopes

Preceitos de Paz

Agora é o seu mais belo momento  de realizar o bem.  Ontem passou e amanhã está por vir.  Qualquer encontro é uma grande oportunidade.  Pense nas sementes minúsculas  de que a floresta nasceu.   Não deixe de falar, mas aprenda a ouvir.      Quem sabe escutar pacientemente,  encontra pistas notáveis para o êxito no       serviço que abraçou.  Fuja de cultivar conversações  menos dignas.  O interlocutor terá vindo buscar  o seu respeito a Deus e à vida,  a fim de  equilibrar-se.  Não dê tempo às lamentações.  Meia hora de trabalho, no auxílio ao próximo,  muitas vezes consegue  alterar profundamente os nossos destinos.  Não mostre rosto triste.      Muita gente precisa de sua alegria  para levar alegria aos outros.  Não menospreze quem bate à porta,   conquanto nem sempre esteja você  disponível.   Em muitas ocasiões, aquele que  aparentemente incomoda   é o portador de  grande auxílio.  A ninguém considere inútil ou fraco.   Um palácio, comumente,   é construção enorme;  no entanto, nem sempre oferece   agasalho ou acesso,    sem a colaboração de uma chave.  Não persista em obstinações,    reações ou discussões desnecessárias.  Em muitos casos, um simples prego,   atacando uma roda, pode retardar a   viagem num carro perfeito.   Auxilie a todas as criaturas  que lhe partilham o clima individual.  Ainda mesmo na doença mais grave  ou na penúria mais avançada, você pode   prestar um grande serviço ao próximo:   você pode sorrir.
André Luiz

Fontes de Otimismo

A esperança é a nau que nos leva
à descoberta deste mundo novo:
a fé.
Mas só a caridade pode cortar
as amarras.
Raul Follereau

Gratidão

Tenho um sentimento de gratidão,

que preenche meu coração e eleva minh’alma.

Senhor!  Sou grato por me dar mais uma vez

o prazer de viver mais um dia.

Sou grato por poder estar junto de quem amo,

e mesmo que não estivesse perto,

seria grato por poder amar.

Senhor!  Sou grato por tudo aquilo

que já consegui realizar.

Sou grato por todas as vezes que

precisei e o senhor estava comigo,

e mesmo que o resultado não tenha sido

como eu queria, tenho certeza que o Senhor

fez o melhor por mim.

Por isso, Senhor!

“Sou grato”

João Adolfo

Em toda e qualquer circunstância

Em toda e qualquer circunstância, conserva a consciência
tranquila, porquanto, desse modo, a paz expressando alicerce da felicidade, é uma luz que estará sempre dentro de ti.

Francisco C. Xavier

SONHO E VERDADE

Sonhar é bom, enquanto nos incentiva e impulsiona para frente. Nem Deus proibe a gente de sonhar.

Sonhar ajuda. O grão de trigo morre contente, porque já preliba a ressurreição posterior.

Todas as obras marcantes e imorredouras nasceram de um sonho grande ou pequeno. O mar existe por força dos riachos sonhadores. Um belo edifício foi maquete, primeiro.

Com sonhos e projetos dançando na mente, o artista inicia sua tarefa. Inventa agora. E executa depois. E sente-se feliz, realizado, ao completar seu trabalho.

O sonho é gestação: aborta ou dá vida, conduz à morte ou definha na esterilidade. Liberta ou escraviza. A frase é de Cristo:

“A verdade vos libertará”.

Sonhar é terapêutico, necessidade psicológica. Sonho bom, válido e útil é sempre portador de verdades, caminhos e vida.

A monotonia do cotidiano sem relevo pede evasão de tempos em tempos. O arco, sempre retesado, facilmente quebra. Seriedade constante rebenta qualquer indivíduo.

Píndaro tinha razão: “O homem é um sonho e uma sombra”. O sonho de um lugar ao sol. O sonho de enriquecer-se. O sonho da vitória, do prestígio, de um amanhã menos áspero. O anseio da tarefa bem feita. O esforço de não machucar ninguém. O sonho de juventude eterna. Tudo muito justo e abençoado, enquanto não nos acostumarmos definitivamente a buscar no mundo dos sonhos o que recusamos conquistar na vida real.
Roque Schneider

Pequenas Frases

Palavra é como semente:
cai e germina.
Sendo positiva, nasce
trigo bom.
Sendo negativa, vinga joio.
Palavra positiva dissolve-se
em nosso espírito, espargindo
sua força benfeitora através
da nossa estrutura mental.
Tão misterioso é o
laboratório do cérebro
humano!
Pensamento positivo
ilumina toda a casa do
nosso ser.
Pensamento negativo
é inverno que nos congela,
veneno que mata,
espinho que faz sangrar.
Pequenas frases da Bíblia,
do Evangelho,
possuem imenso poder
curativo.
Deixe-as cair no solo
de sua mente,
cultive-as nos sulcos
do seu coração.

***

Quem procura, encontra…
Sou tua força, teu escudo,
teu alimento…
Não tenha medo.
Eu estou com você.
Coragem, meu filho.
Você nasceu para vencer.

***

Quem se alimenta de oração
e pensamentos positivos
é um peregrino mais forte,
invencível.
Roque Schneider

Publicado em Reflexão. 2 Comments »