Eucaristia: Presença Real do Senhor

Sendo o pão uma comida que nos serve de alimento e se conserva sendo guardado, Jesus Cristo quis ficar na terra sob as espécies de pão, não só para servir de alimento às almas que o recebem na sagrada Comunhão, mas também para ser conservado no Sacrário e fazer-se presente a nós, manifestando-nos por este eficaz meio, o amor que nos tem.

A Eucaristia é a consagração do pão no Corpo de Cristo e do vinho em seu Sangue que renova mística e sacramentalmente o sacrifício de Jesus na Cruz. A Eucaristia é Jesus real e pessoalmente presente  no pão e no vinho que o sacerdote consagra. Pela fé cremos que a presença de Jesus na Hóstia e no vinho não é só simbólica, mas real; isto se chama o mistério da transubstanciação já que o que muda é a substância do pão e do vinho; a forma, cor, sabor, etc.— permanecem iguais.

A instituição da Eucaristia, aconteceu durante a última ceia pascal que celebrou com seus discípulos e os quatro relatos coincidem no essencial, em todos eles a consagração do pão precede a do cálice; embora devamos lembrar, que na realidade histórica, a celebração da Eucaristia ( Fração do  Pão ) começou na Igreja primitiva antes da redação dos Evangelhos.

Os sinais essenciais do sacramentos eucarístico são pão de trigo e vinho da videira, sobre os quais é invocada a bênção do Espírito Santo e o presbítero pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus na última Ceia: “Isto é meu Corpo entregue por vós… Este é o cálice do meu Sangue…”

Encontro com Jesus amor

Necessariamente o encontro com Cristo Eucaristia é uma experiência pessoal e íntima, e que supõe o encontro pleno de dois que se amam. É, portanto, impossível generalizar sobre eles. Porque só Deus conhece os corações dos homens. Entretanto, sim devemos transluzir em nossa vida, a transcendência do encontro íntimo com o Amor. É lógico pensar que quem recebe esta Graça, está em maior capacidade de amar e de servir ao irmão e que além disso, alimentado com o Pão da Vida deve estar mais fortalecido para enfrentar as provações, para encarar o sofrimento, para contagiar sua fé e sua esperança. Enfim, para levar a feliz término a missão, a vocação, que o Senhor lhe dá.

Se apreciássemos deveras a Presença de Cristo no sacrário, nunca o encontraríamos sozinho, acompanhado apenas pela lâmpada Eucarística acesa, o Senhor hoje nos diz a todos e a cada um, o mesmo que disse aos Apóstolos “Com ânsias desejei comer esta Páscoa convosco “

O Senhor nos espera ansioso para entregar-se a nós como alimento; somos conscientes disso, de que o Senhor nos espera no Sacrário, com a mesa  celestial servida?

E nós, por que o deixamos esperando? Quando vem alguém de visita a nossa casa, o deixamos na sala e vamos nos ocupar de nossas coisas?

É exatamente isso o que fazemos em nosso apostolado, quando nos enchemos de atividades e nos descuidamos na oração diante do Senhor, que nos espera no Sacrário, preso porque nos “amou até o extremo” e resulta que, por quem se fez o mundo e tudo o que nele habita (nós inclusive)  encontra-se ali, oculto aos olhos, mas incrivelmente luminoso e poderoso para saciar todas nossas necessidades.

A EUCARISTIA
Se entendêssemos a verdadeira importância da Eucaristia na nossa vida então estaríamos sempre preparados para ela. Mudaríamos a nossa vida para que ela viesse sempre em primeiro lugar.
Cristo passou pelo mundo a curar e se Ele está presente na Eucaristia e se acreditamos verdadeiramente na Sua presença, então Ele também passará curando, ungindo. Poderemos ser curados na Eucaristia, porque não há ninguém que nos possa curar, só Jesus o pode fazer.
O custo da Eucaristia é o preço da entrega do nosso coração, porque Ele quer dar-nos o Seu coração e se nós não Lhe entregarmos o nosso, não haverá espaço em nós para o coração d’Ele. O preço para Jesus o foi o de dar a Sua vida por nós na cruz, enquanto que o nosso é dizer aqui está o nosso coração.
Quanto mais formos à Eucaristia mais nos tornaremos Ele. O que recebemos na Eucaristia não é uma coisa, é a Pessoa de Jesus. Para nós, cristãos, a vida é a Eucaristia e sem ela não vivemos.
Tudo o que precisamos está na Eucaristia , o Pai, o Filho, o Espírito Santo, o amor, o poder, a graça, a unção, os anjos e os Santos de Deus e a Mãe Maria.
A Eucaristia é o sacramento do amor de Deus, é onde Jesus se abandona ao Pai, aonde se põe no altar para o Pai, quando se oferece em sacrifício ao Pai. E pergunta-nos queres seguir-Me?

About these ads

7 Respostas to “Eucaristia: Presença Real do Senhor”

  1. paula Says:

    essa msagem me ajudou muito tenho sofrido muito por nao receber meu senho e tenho saudade mais tenho que perdoaa primeiro… o que fazer

  2. Geraldo (GEN) Says:

    LUZ, PAZ, Muita SAÚDE, a mim! Sempre! Em nome de DEUS! Assim Seja! Amém! Amém!…

  3. marcone Says:

    deus realmentre está vivo na presença da eucaristia.

  4. marcone Says:

    a eucaristia também também é presença real do senhor….

  5. Maria Zilda Marques de Souza Says:

    Jesus Eucarístico, Tu és o meu Paraíso

  6. Geraldo (G.E.N.) Says:

    Paz, Saúde, Proteções, muitas, a mim! Sempre (Mesmo)! Em nome de: DEUS PAI ETERNO SANTÍSSIMO SUPREMO BONÍSSIMO, CLEMENTÍSSIMO, PIEDOSO, MISERICORDIOSO, Todos os Serafins, Querubins, Arcanjos e Anjos Benditos, Santos(as)! Amém! Assim Seja! Amém!…

  7. A Eucaristia | Pastoral da Sobriedade Says:

    [...] Fonte: Mensagens de Esperança [...]


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 105 outros seguidores

%d bloggers like this: